domingo, 28 de dezembro de 2008

REVEILLON - FOGOS DE ARTIFÍCIO E ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO


Os fogos da virada de ano são responsáveis por acidentes dos mais variados tipos, principalmente com cães. É grande o número de fugas e o consequente desaparecimento do animal, atropelamentos, ataques (investidas contra os próprios donos e outras pessoas), brigas (inclusive com outros animais com os quais convivem), mutilações em grades e portões, enforcamentos com as próprias coleiras, afogamentos em piscinas, quedas de andares e alturas superiores, aprisionamentos involuntários em porões e outros lugares de difícil acesso, alem de paradas cardiorespiratórias, etc.


O pânico desorienta o animal e pode deixá-lo agressivo, o que em se tratando de cães de grande porte, passa a ser também perigoso.


Procure evitar surpresas indesejadas garantindo condições mínimas de segurança, poupando ambientes conturbados e barulhentos desde antes do espocar dos fogos. Passe ao seu animal tranquilidade e a sensação de que tudo está bem e sob controle. Reações de medo, susto e espanto demonstradas pelo(s) dono(s) e/ou outras pessoas, o deixarão inseguro, o que poderá ser revertido em agressividade, fuga, e/ou farão com que procure tomar o controle da situação.


Cães são lobos domesticados que por natureza identificam e respeitam um lider. Você é o lider. E para isso não é preciso que ele tenha medo, mas respeito. O medo é (pode ser) imposto, o respeito é uma conquista.


Onde não houver um lider um cão tentará esse posto. Situações de descontrole e desordem são propicias para que ele tente isso. É ai que entra a voz de comando - a sua voz de comando.


Outra consequência do que se está alertando aqui, além da serias mutilações, ferimentos, mortes e desaparecimentos, é o aumento de animais perdidos nas ruas, vindo a somar com os que já são animais de rua, o que fará aumentar um outro problema, e, claro, a dor da perda de seu mascote. Tudo isso pode ser evitado com prudência, atenção e um pouco de boa vontade.


Alguns veterinários aconselham o uso de tampões de algodão nos ouvidos que podem ser colocados minutos antes e retirados logo após os fogos, como também a administração de calmantes naturais, com resultado bastante eficiente para os animais que historicamente apresentam o estresse (consulte o veterinário) .


Todos os anos, nos primeiros dias de Janeiro, facilmente são identificados vagando pelas ruas animais desorientados e perdidos.

Boa parte deles (é fácil identificar na aparência) se perderam desperados com os fogos da virada do ano. Esse alerta serve também para datas comemorativas, grande jogos de futebol (clássicos e decisões), Copa do Mundo, época de São João, etc.


PRATIQUE A POSSE RESPONSÁVEL DE ANIMAIS. VAMOS PREVENIR? ALGUMAS DICAS:


Mantenha o cão ou gato em lugar seguro, feche bem as janelas, portões e portas.


Se ele tiver muito medo dos fogos, coloque-o em um cômodo da casa.


Um pouco antes do evento, leve seu animal para perto da TV ou de um aparelho de som e aumente aos poucos o volume, de tal forma que ele se distraia e se acostume com um som alto.


Assim, não ficará tão assustado com o barulho intenso e inesperado dos fogos.


Você pode usar remédios para acalmá-lo. Prefira os fitoterápicos, que praticamente não têm contra-indicações.


Converse antes com o veterinário, para escolher a melhor opção e a dose certa para seu bichinho.


OUTRAS DICAS PARA AJUDAR NOSSOS AMIGOS:


Procure manter seus gatinhos num quarto fechado,confortável, com água, comidinha e, se possível com música suave, ondeninguém tenha acesso.


Deixe, pelo menos, uma porta de armário aberta para queeles possam entrar caso entrem em pânico, os gatos são muito sensíveis!


Quanto aos cãezinhos também deverão ser mantidos num cômodo confortável, livres de correntes, com música suave, sem que pessoasestranhas tenham acesso ao cômodo.


NÃO deixe muitos cães juntos, pois opânico que os rojões geram pode ocasionar brigas com conseqüênciasirreparáveis.


Saiba que é muito importante proteger seu animalzinho,seja qual for! Não faça com o outro o que não quer pra si próprio!


E não esqueça de colocar uma plaqueta de identificação na coleira do animal!

terça-feira, 23 de dezembro de 2008

FELIZ NATAL PARA QUEM?

Eu era mais uma de vocês e fechava os olhos para não sofrer.Sempre fazemos isso para nos proteger.Um dia acordei e me perguntei como eu conseguiria mudar alguma coisa se não me permitia conhecê-la profundamente? Desde então tenho me empenhado em estudar,averiguar,conhecer,ler,assistir documentários e conversar com especialistas sobre toda a crueldade humana para com os animais: a cadeia de sofrimento gerada pelos abatedouros, a farra do boi,a maldade com animais em circo,caça,rodeio,casacos de pele,vivissecção,experimentação animal,carrocinha,entre outros.
Resolvi escrever esse blog e compartilhar com o maior número de pessoas possível o que sei. Quem sabe assim esses animais consigam,um dia, viver com dignidade e sem dor,como todo animal merece viver?

Lembrei agora de uma música que eu costumava ouvir quando era criança. Conta a história de um ratinho chamado BEN que era o melhor amigo de um menino. Esse menino era o Michael Jackson e a história é real: seu pai matou o único amigo que ele tinha, o ratinho BEN,por pura maldade. Essa cena num filme e a música ( que é belíssima ) me marcaram profundamente.
Eu acho uma covardia incompreensível um ser humano maltratar um animal porque não é de igual para igual.
E por falar em igual,quero registrar aqui o meu descontentamento com a minha própria espécie. Nós somos os únicos seres capazes de arquitetar a morte de nossos companheiros. Não bastasse, ainda exploramos,torturamos,liquidamos e escravizamos as outras espécies. Destruimos o mundo em que vivemos e matamos por brincadeira. Retiro a primeira pessoa do plural fazendo a substituição pela terceira do plural. Eu não mato, não exploro,não torturo nem financio. Oras,sou vegetariana!
É realmente difícil para mim compreender essas atitudes tão ilógicas,pequenas,mesquinhas e vis.
Tem um vídeo legal que pode falar por mim. É uma animação pequena e interessante que vai fazê-los refletir como a nossa espécie é estúpida. É contraditório que sejamos os únicos seres racionais,não?

Com relação ao natal eu fico me questionando aqui se ninguém pára para pensar nas milhares de vidas de perus,chesters,porcos ou bois que estarão sendo sacrificados para que os humanos saciem seus prazeres. Um pouco mais à frente explicarei por que o homem não precisa da carne para viver e vocÊs entenderão melhor. NÃO PRECISAMOS MATAR PARA SOBREVIVER. Pelo contrário,todos merecemos viver,todos sentimos medo,frio,fome,dor. E merecemos viver. Por que eu mereço viver e ele não? Que direito tenho sobre a vida daquele animais?O que me leva a pensar que eu sou melhor que ele?
Eu sou budista mas queria deixar aqui mais uma reflexão.Dessa vez sobre JESUS. Ele disse:
"NÃO MATARÁS".
Lembram? Ele não disse que não devemos matar HOMENS. Ele apenas disse que não devemos matar. Quem compra o peru, o porco,o boi ou qualquer outro animal está financiando a morte desses animais,assim como quem compra drogas financia o tráfico.
Pense só por um instante na imagem do presépio. O que conta a história?
Junto com Maria e José estavam outros animais igualmente à espera do menino Jesus. Todos em paz, todos vivos,todos sob o mesmo teto e com a benção do mesmo pai que fez todos filhos e irmãos para viverem e enfeitarem o mundo. Então por que esse derrame de sangue ? Onde está a explicação?
E nessa noite de natal todas as criaturas se reunirão. Os vivos ao redor da mesa para devorar,fatiar e comer os mortos??
FELIZ NATAL para quem???
Pare e pense na procedência da sua comida.Associe, uma vez na vida que seja,a comida que estará no seu prato com toda a cadeia de sofrimento anterior ...
Ana Fonseca