domingo, 28 de dezembro de 2008

REVEILLON - FOGOS DE ARTIFÍCIO E ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO


Os fogos da virada de ano são responsáveis por acidentes dos mais variados tipos, principalmente com cães. É grande o número de fugas e o consequente desaparecimento do animal, atropelamentos, ataques (investidas contra os próprios donos e outras pessoas), brigas (inclusive com outros animais com os quais convivem), mutilações em grades e portões, enforcamentos com as próprias coleiras, afogamentos em piscinas, quedas de andares e alturas superiores, aprisionamentos involuntários em porões e outros lugares de difícil acesso, alem de paradas cardiorespiratórias, etc.


O pânico desorienta o animal e pode deixá-lo agressivo, o que em se tratando de cães de grande porte, passa a ser também perigoso.


Procure evitar surpresas indesejadas garantindo condições mínimas de segurança, poupando ambientes conturbados e barulhentos desde antes do espocar dos fogos. Passe ao seu animal tranquilidade e a sensação de que tudo está bem e sob controle. Reações de medo, susto e espanto demonstradas pelo(s) dono(s) e/ou outras pessoas, o deixarão inseguro, o que poderá ser revertido em agressividade, fuga, e/ou farão com que procure tomar o controle da situação.


Cães são lobos domesticados que por natureza identificam e respeitam um lider. Você é o lider. E para isso não é preciso que ele tenha medo, mas respeito. O medo é (pode ser) imposto, o respeito é uma conquista.


Onde não houver um lider um cão tentará esse posto. Situações de descontrole e desordem são propicias para que ele tente isso. É ai que entra a voz de comando - a sua voz de comando.


Outra consequência do que se está alertando aqui, além da serias mutilações, ferimentos, mortes e desaparecimentos, é o aumento de animais perdidos nas ruas, vindo a somar com os que já são animais de rua, o que fará aumentar um outro problema, e, claro, a dor da perda de seu mascote. Tudo isso pode ser evitado com prudência, atenção e um pouco de boa vontade.


Alguns veterinários aconselham o uso de tampões de algodão nos ouvidos que podem ser colocados minutos antes e retirados logo após os fogos, como também a administração de calmantes naturais, com resultado bastante eficiente para os animais que historicamente apresentam o estresse (consulte o veterinário) .


Todos os anos, nos primeiros dias de Janeiro, facilmente são identificados vagando pelas ruas animais desorientados e perdidos.

Boa parte deles (é fácil identificar na aparência) se perderam desperados com os fogos da virada do ano. Esse alerta serve também para datas comemorativas, grande jogos de futebol (clássicos e decisões), Copa do Mundo, época de São João, etc.


PRATIQUE A POSSE RESPONSÁVEL DE ANIMAIS. VAMOS PREVENIR? ALGUMAS DICAS:


Mantenha o cão ou gato em lugar seguro, feche bem as janelas, portões e portas.


Se ele tiver muito medo dos fogos, coloque-o em um cômodo da casa.


Um pouco antes do evento, leve seu animal para perto da TV ou de um aparelho de som e aumente aos poucos o volume, de tal forma que ele se distraia e se acostume com um som alto.


Assim, não ficará tão assustado com o barulho intenso e inesperado dos fogos.


Você pode usar remédios para acalmá-lo. Prefira os fitoterápicos, que praticamente não têm contra-indicações.


Converse antes com o veterinário, para escolher a melhor opção e a dose certa para seu bichinho.


OUTRAS DICAS PARA AJUDAR NOSSOS AMIGOS:


Procure manter seus gatinhos num quarto fechado,confortável, com água, comidinha e, se possível com música suave, ondeninguém tenha acesso.


Deixe, pelo menos, uma porta de armário aberta para queeles possam entrar caso entrem em pânico, os gatos são muito sensíveis!


Quanto aos cãezinhos também deverão ser mantidos num cômodo confortável, livres de correntes, com música suave, sem que pessoasestranhas tenham acesso ao cômodo.


NÃO deixe muitos cães juntos, pois opânico que os rojões geram pode ocasionar brigas com conseqüênciasirreparáveis.


Saiba que é muito importante proteger seu animalzinho,seja qual for! Não faça com o outro o que não quer pra si próprio!


E não esqueça de colocar uma plaqueta de identificação na coleira do animal!

2 comentários:

  1. Recebi o endereço do seu blog através de Simone, por e-mail! Muito boa a sua iniciativa!
    Amo demais os animais e também me preocupo dessa forma. Reveillon é uma época bastante propícia para acidentes com os nossos bichinhos, por isso é necessário tomar as devidas providências!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela iniciativa de criar este blog... Muito legal o conteúdo. Sábias palavras!

    Grande abraço! Boas Festas pra você!!

    Tadeu Gondim

    ResponderExcluir

COMENTE!